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Procon lista lojas online acusadas de golpes

Procon
A Black Friday 2019 está quase aí, e a promessa de grandes promoções também. Por isso, nada melhor que contar com a fiscalização do Procon, que lista lojas online acusadas de golpes, além de fazer pesquisas individuais de preços e descontos.
Fazer uma lista de desejos e ir acompanhando as ofertas pode garantir que o cliente não seja enganado pela falsa promoção. Isso porque algumas empresas, durante o período da Black Friday, acabam aumentando os valores para maquiar um grande desconto. Aí é prejuízo certo. Por isso, neste outro post damos dicas de como se preparar para a segunda maior data em vendas do Brasil.
Mas para evitar alguns problemas e ajudar o consumidor e escolher onde comprar, o Procon checa constantemente ofertas de produtos e serviços, para confirmar a legitimidade e o compromisso com o Código de Defesa do Consumidor.
Dessa forma, a entidade passou a divulgar, frequentemente, uma lista com os sites não recomendados.
Essas lojas online tiveram reclamações registradas no Procon ou ainda irregularidades detectados pela entidade.
Todas elas podem se manifestar em defesa, justificando a possível falha. Caso não o façam, entram para a relação de empresas não confiáveis.
Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Evite compras nestas lojas

Confira abaixo parte da lista de lojas para ligar o alerta segundo o Procon:

Você pode conferir a lista completa de lojas, que é constantemente atualizada, checando o portal da entidade.

Dicas para comprar sem dor de cabeça

Além de conhecer a lista de sites duvidosos, alguns cuidados são importantes na hora da compra online. A entidade de defesa do consumidor também ajuda com algumas dicas:

Pesquisa

Confiabilidade

Segurança

Direitos

De olho no mercado

A busca por lojas confiáveis em plataformas online de avaliação direta pelo consumidor é outra saída para não ser engando e prevenir problemas futuros.

Receber encomendas erradas, com defeitos ou mesmo comprar em empresas que dificultem as trocas são situações comuns entre os consumidores, mas que podem ser evitadas.

Por isso, além de ter cuidados com itens básicos, conforme orientação do Procon, o ReclameAqui e o Ebit são dois exemplos de plataformas a serem consultadas antes de efetuar uma compra.

ReclameAqui

A empresa começou a atuar apenas com reclamações de familiares e amigos em um pequeno escritório em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Hoje, se transformou em um dos sites mais acessados do Brasil. Segundo informações da empresa, diariamente mais de 600 mil pessoas pesquisam as reputações das empresas antes de realizar uma compra, contratar um serviço ou resolver um problema.

Ebit

A Ebit está presente desde o momento da decisão da compra, em que certifica as melhores lojas por classificação em Diamante ou medalhas, até a satisfação final. Aqui, atua perguntando diretamente ao consumidor como foi sua experiência com cada loja.

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