Pular para o conteúdo

Black Friday: 7 lojas confiáveis para comprar sem preocupações

  • por
pessoas com sacolas de compras na Black Friday

Muita gente espera ansiosamente pela Black Friday (ou “Sexta-feira Negra”, em português), época em que o comércio de lojas físicas e virtuais vendem produtos com descontos atrativos aos consumidores de todo o país.

As promoções vão desde grandes lojas até pequenos e médios comerciantes, todos buscando encerrar estoques, com campanhas que já chamam para a garantia dos presentes de Natal.

Descontos tão atrativos em lojas online podem fazer com que o consumidor, deslumbrado com a possibilidade de comprar aquele item tão desejado, esqueça de pesquisar sobre credibilidade do comércio escolhido.

Dicas para comprar com segurança na

Black Friday

Confira algumas dicas de segurança para compras pela internet dadas pelo Procon:

CNPJ

  • Verifique sempre, sendo ou não Black Friday, se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e anote telefones. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Em caso de dúvida, o comprador deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site e solicitar os dados cadastrais do comércio virtual.

Segurança

  • Na hora de efetuar a compra com o cartão de crédito, é importante que o site possua os dados blindados. O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Isso significa que é um ambiente seguro e os dados do cartão não serão abertos, o que facilitaria o roubo pelos chamados “hackers”.
  • O endereço da loja virtual deve começar com https://. Se nenhum destes requisitos de segurança online forem preenchidos é melhor esquecer a compra e procurar um site onde eles sejam fornecidos ou uma loja física.
  • Se o consumidor conferir a segurança e finalizar a compra, a loja deve enviar por e-mail um comprovante da compra, onde geralmente consta o número do pedido, descrição dos itens comprados e prazo de entrega.

Pagamentos e devoluções

  • O consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis caso não fique satisfeito com a mercadoria. Isso é chamado de “Direito ao Arrependimento”.
  • Outra dica importante é que o consumidor nunca faça depósitos bancários em nome de pessoas físicas.

Informações e reclamações

  • O consumidor virtual também pode checar no Procon se existem reclamações contra o site que ele pretende comprar e verificar na Junta Comercial do Estado se há denúncias relativas à empresa.
  • Buscar lojas confiáveis é uma forma de garantir uma Black Friday tranquila, assim, uma forma de ter problemas futuros, como encomendas erradas, com defeitos ou mesmo que facilitem as trocas, caso necessário. Mas além de ter cuidados com itens básicos, conforme orientação do Procon, existem sites onde o consumidor pode obter informações reais acerca de uma loja. O Reclame Aqui e Ebit são dois exemplos.

Reclame Aqui

A empresa começou apenas ouvindo e cuidando das reclamações dos familiares e amigos em um pequeno escritório em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Hoje, se transformou em um dos sites mais acessados do Brasil. Diariamente, mais de 600 mil pessoas pesquisam as reputações das empresas antes de realizar uma compra, contratar um serviço ou resolver um problema.

Ebit

A Ebit está presente em várias etapas do processo de compra online. Desde o momento da decisão da compra, em que certifica as melhores lojas por classificação em Diamante ou medalhas, até a satisfação final. Nessa fase, a Ebit pergunta diretamente ao consumidor como foi sua experiência com cada loja.

Leia também: Melhores sites para compras online do Brasil

Lojas mais confiáveis para comprar na

Black Friday

Agora que você está por dentro de todos os critérios de segurança para compras online, apresentamos as lojas mais bem avaliadas nessas ferramentas e, portanto, uma boa escolha para a Black Friday:

  • Americanas.com — Com uma variedade de produtos e promoções, apresenta boas avaliações na resolução de problemas com clientes, com 97% de reclamações respondidas no Reclame Aqui;
  • Submarino.com — Recebe boas avaliações dos clientes em mais de uma ferramenta de certificação, com notas positivas similares às das Americanas;
  • Shoptime.com — Tem selo diamante certificado pela Ebit, e quase 90% dos clientes têm intenção de comprar novamente, de acordo com o site;
  • Magazine Luiza — Com nota 8,5 no Reclame Aqui, tem um índice de solução de 93% das reclamações e também ganhou o selo diamante da Ebit;
  • Fast Shop — Tem índice de 90% de resolução de problemas e 96% de entregas no prazo, é especializada em eletrônicos garante sua confiabilidade;
  • Extra.com — Apesar de apresentar nota regular (6,9) no ReclameAqui tem ótima certificação pela Ebit;
  • Cissa Magazine — Menos conhecida que as demais, apresenta boas notas e 100% de reclamações respondidas no ReclameAqui.

Prepare-se para Black Friday

Quer garantir os melhores preços na Black Friday 2020? Então, dê uma olhada na lista acima e neste outro post em que mostramos quais os melhores sites nacionais e internacionais para compras dos mais variados produtos.

Comece desde já a pesquisar preços e descontos. Fazer uma lista de desejos e ir acompanhando as ofertas pode garantir que o cliente não seja enganado pela falsa promoção.

Algumas empresas, durante o período da Black Friday acabam aumentando os valores para maquiar um grande desconto. Aí é prejuízo certo.

Em tempos de Black Friday, é importante também redobrar o cuidado com os links com falsas promoções enviados por Whatsapp, neste artigo explicamos mais sobre este golpe e como fazer para não cair nesta armadilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *